Benefícios das técnicas de adestramento
Os treinamentos visam principalmente educar os pets através de exercícios que trabalham a obediência e a coordenação
Da mesma forma que as crianças precisam de cuidados e direcionamento quanto à educação, assim também são os pets. É preciso educá-los desde cedo para que saibam o que podem ou não fazer.
As técnicas de adestramento visam basicamente promover a disciplina do animal. Através da aplicação de estímulos positivos ou negativos, com a realização de exercícios executados por repetição, é possível condicionar o comportamento dos pets para que o comando das atividades cotidianas sejam mais eficientes. O animal tem que saber quem é o dominante e o dominado, e a quem deve respeito e obediência. É importante que as rotinas de condicionamento iniciem desde a fase de filhote, pois é neste período que se tem a construção dos hábitos a serem orientados e corrigidos desde cedo, antes do início da fase adulta. As táticas de adestramento se utilizam de mecanismos de recompensa para o animal. Sempre que tiver a atitude correta, receberá um petisco como gratificação. Além disso, é necessário que o animal tenha contato com todos os elementos da família, pois assim criará vínculos e respeito.
O especialista em adestramento de cães, Leandro da Silva, do Canil LDS, da cidade de Jaú, interior do estado de São Paulo, orienta que os treinamentos podem ser iniciados a partir da última vacinação do animal, período em que estão com aproximadamente 4 meses de idade.
O Canil LDS realiza treinamentos voltados para a obediência, consultoria comportamental, que é aplicado na própria residência, treinamentos para proteção do lar e empresas, além da prática de esportes para redução da ansiedade e queima de energia. Contudo, é necessário observar as características próprias de cada animal, e o meio ao qual estão inseridos. Leandro também alerta que os treinamentos para proteção não podem ser aplicados para todas as raças, assim como a prática de atividades físicas, que exige restrições e avaliação clínica dos mais idosos.
Os treinamentos comportamentais são excelentes, principalmente quando o convívio dos cães é voltado para crianças e idosos, pois auxiliam na harmonização de todos.