Quando a profissão vem do coração
Escolher uma profissão para a vida nunca foi uma tarefa fácil, principalmente quando aquela que se escolhe não vem do coração.
De repente, as pessoas se veem fazendo algo de que não gostam, que não lhes dá prazer. Isto implica em profissionais infelizes, mal formados, mal humorados, sem compromisso com aquilo que se propuseram a fazer ao ingressarem no mercado de trabalho.
Porém, no caso do jovem Dr. Gabriel Casarin Peres Ferrer, 26 anos, médico veterinário que integra o time de profissionais do Centro Veterinário – CEVET, na cidade de Jaú, ao lado do veterinário chefe, Dr. Eduardo Lombardi, que é o proprietário do hospital veterinário que funciona 24 horas, todos os dias, a história é bem diferente.
Natural da cidade de Bariri, interior de São Paulo, desde pequeno já demonstrava sua vocação e amor pelos animais. Era sempre ele quem tomava a iniciativa de cuidar dos animaizinhos de rua com problemas de saúde. Mas a certeza da carreira profissional a ser seguida veio aos 14 anos, após encontrar uma cadelinha abandonada em uma plantação de vassoura, em meio a um forte temporal.
O jovem recolheu o filhote e lhe deu muito mais do que um lar e um nome. Deu o seu amor incondicional à pequena Nina e, em contrapartida, ela lhe trouxe a certeza de que deveria seguir a carreira de médico veterinário.
Hoje, formado, vive seu sonho realizado. No corre corre do dia a dia, está sempre com um largo sorriso no rosto e disposto a salvar seus pequenos pacientes, pois escolheu trabalhar com o que mais ama. Dedica-se totalmente ao bem estar dos bichinhos. “Pra mim, não existe uma alegria maior do que saber que o procedimento
que fiz deu certo, que pude salvar aquele ser tão indefeso. E eu vejo em cada olhar o mais puro agradecimento. Eles sabem que só estamos ali para ajudar, que queremos acabar com o seu sofrimento. Isso não tem preço, nos dá forças para buscar sempre o melhor de nós. Aqui na CEVET, somos uma família. Não tem
como deixar de criar um vínculo afetivo com cada animal que tratamos. É muito amor envolvido”, diz o veterinário já tomado pela emoção.
Dr. Gabriel já viveu muitas histórias com seus pequenos pacientes. Ele costuma dizer que cada dia é um presente de Deus, pois nunca sabe qual desafio irá enfrentar. Mas sempre carrega no peito a certeza de que tudo vai dar certo.
Paciente apaixonada
A boxer Pink, de 8 anos, é uma paciente assídua e apaixonada pelo Dr. Gabriel Ferrer.
A cachorrinha já passou por maus bocados. Rompeu o ligamento da patinha traseira, precisou fazer cirurgia para implantação e retirada de uma placa , pois houve rejeição, operou verrugas e hemangiomas, e ainda deu um grande susto no jovem veterinário ao atendê-la após ter levado uma picada de aranha marrom. O médico conseguiu socorrê-la a tempo, mas foi um longo caminho até a recuperação completa. Toda vez que a recebe, é uma festa com direito a muitas lambidas e longos abraços de agradecimento. É, sem dúvida, uma relação construída com muito amor, cuidado e dedicação.