O que é importante pontuar antes de escolher um cãozinho
Ter um cão em casa é uma dádiva! Só quem já teve a oportunidade de tê-los em sua companhia, sabe do amor, da cumplicidade, e da infinidade de coisas boas que eles oferecem
Os cães compartilham um amor incondicional por aqueles que os acolhem. Reconhecem perfeitamente qual o papel de cada um dentro de seu espaço. Sabem como interagir com crianças, idosos, com os que cuidam de sua alimentação, saúde, ou mesmo com quem necessitam ser mais delicados, alertas, ou agitados. Estão sempre dispostos a oferecer a sua companhia da melhor forma.
Mas, acolher um animal implica em dedicação contínua. Por isso é preciso pensar muito bem antes de adquiri-los, pois serão companheiros por uma longa jornada. E, assim como nós, precisam de cuidados com a saúde e bem estar. Além disso, é preciso avaliar o perfil ao qual terão que se adaptar. Por isso, reflita sobre qual o espaço físico disponível, se mora em casa ou apartamento, se na família existem crianças, idosos, ou mesmo pessoas com necessidades especiais. Estes fatores serão determinantes na escolha do tamanho e das características comportamentais de cada raça.
Machos e fêmeas também têm suas especificidades. Se você busca um cão para
proteger a casa, as fêmeas são mais territorialistas e protetoras do que os machos. Os machos costumam fazer xixi pela casa toda, pois necessitam constantemente demarcar o seu território. Já as fêmeas o fazem basicamente durante o período do cio. Este é outro aspecto a ser considerado, pois elas têm dois cios por ano, o que demanda maiores cuidados e higiene. Por outro lado, as fêmeas geralmente são mais tranquilas, enquanto que os machos tendem a ser mais agitados.
Mas há de se considerar que o comportamento dos animais é reflexo de como são criados. Quando acolhidos com afeto e orientados sobre regras e limites, comportarão de forma recíproca.
Quanto ao adestramento, as fêmeas geralmente são mais concentradas e obedientes do que os machos.
Contudo, mesmo com todas essas dicas, o que vale mesmo é o chamado que vem do coração. Quando as pessoas estão abertas a acolherem um animalzinho, aquele que sentir a maior sintonia com seu futuro tutor, logo virá ao seu encontro, e o amor florescerá à primeira vista.